segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O que é a Dermatoglifia?


É a ciência que estuda o relevo da pele e desenhos da ponta dos dedos, da palma das mãos da planta dos pés.

Formação: Intrauterino a partir de Estrato Blastogênico (Embrionário) Ectoderma nos primeiros meses do desenvolvimento e não se alteram durante toda a vida.
( Laboratório de Antropologia, Morfologia e Genética Esportiva do VINIFK, Academia de Cultura Física da Rússia RGFK ).

Na prática, esta informação pode fazer toda a diferença na hora de escolher o tipo de exercício físico que trará melhores resultados para você, pois com a dermatoglifia é possível identificar seus pontos fracos e fortes, pessoais e intransferíveis e, a partir daí, montar um treino focado no seu potencial genético. Conclusão: os resultados são mais rápidos e seu treino é mais eficiente, o que irá motivá-lo a prática da atividade física.
Para colher as digitais, o procedimento é igual ao utilizado para emissão da carteira de identidade. A combinação de três fatores é que determina o tipo de fibra muscular. Um deles é o tipo de desenho que as linhas formam. Os predominantes são: Presilha (L), Verticilo (W, S-Desenho), ou Arco (A). Outro fator é o índice Delta, definido pela congruência das linhas que formam o tipo de desenho. Também contam-se a quantidade de linhas que cada desenho contém. Através destes três parâmetros é que se faz a interpretação e análise e se chega a um diagnóstico do tipo de fibra muscular. Até pouco tempo, a definição do tipo de fibra somente era possível com uma biópsia (procedimento laboratorial, oneroso e dolorido).
Existem caracteres Qualitativos e caracteres Quantitativos.
A designação de caráter Qualitativo é atribuída aos caracteres em relação aos quais os indivíduos podem ser classificados de modo a ficarem separados em categorias mutuamente exclusivas, que não mostram nenhuma conexão entre si.
As doenças genéticas são exemplos de caracteres Qualitativos.
A designação dos caracteres Quantitativos, são quando os caracteres não permitem que os indivíduos sejam classificados em classes, tais características representada por variáveis contínuas, que permitem a introdução de números de valores em um intervalo qualquer.
É o caso da medida de qualquer parte do corpo, peso corporal, da temperatura, da pressão arterial etc.
Os caracteres quantitativo também podem ser representado por variáveis discretas, que permitem valores inteiros, como é o caso do número de pelos em determinada região do corpo, número de batimentos cardíacos por minuto, e o número de cristas dermopapilares na falange distal dos dedos.
(Beiguelman, Bernardo. Dinâmica dos Genes nas Famílias e nas Populações. RP, SBG 1994)

Fonte: http://www.dermatoglifia.com/
Prof.Fedato e Prof.Fábio-SP

2 comentários:

  1. Ahhhh sim!!
    Agora, entendi o que é a dermatoglifia!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite professor

    Meu nome é Vinicius sou de Londrina-Pr e presto Ed Fisica-Bacharel na UEL.
    Vi teu orkut no Treinamento em futebol onde tambem faço parte.

    Gostaria de saber se voce tem algum material para me auxiliar nos estudos, tenho planos de trabalha com treinamento para jovens, preparação física...

    Já venho pesquisando muito sobre o assunto e tenho alguns artigos se for de seu interesse.

    Meu e-mail é vcrivelaro@hotmail.com
    Aguardo por respostas

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir